Faz um tempinho já, eu entrei na Etsy pra fuçar e achei uma rede, dessas de curtir uma preguiça, que era feita por uma moça tailandesa. A rede era lindíssima, com vários detalhes legais e bem “tailandesa” mesmo. Pasmem, custava uns 15 dólares. Achei uma pechincha e nem pensei duas vezes. Já que tava mudando pra um apê com quintal e que já tem até os ganchos de rede, saquei o cartão de crédito e fiz meu pedido.
Só que o tempo foi passando e nada de eu ter uma resposta, número de rastreio de pedido, nada. Mandei um email, nada. Mandei dois, nada ainda. Aí mandei o terceiro e a resposta que eu recebi foi a seguinte:

Hi Felipe,

 

I am sorry that I have not replied to your other emails. Things have been very bad here in Thailand, especially my hometown because of the flooding. Many people have died and many schools have to close.

 

The supplier where I get my materials is flooded, and I cannot get the material to make this kind of hammock. I refunded your money 100% now, so please accept my apology. My internet was out for a while too. Sorry for this. Please don’t be angry at me. I hope you see the refund in your PayPal account now.

 

Thank you

 

Soonatti

Claro que eu não ia ficar bravo. É uma situação que a gente vê aqui no Brasil a torto e a direito e vira e mexe tem arrecadação de alimentos pras vítimas das enchentes. Quando as enchentes são mais tranquilas, um monte de gente perde tudo o que tem e tem que sair da própria casa.

Respondi que quando ela tivesse de pé e pudesse fazer as redes de novo que eu indicaria pra todo mundo que eu pudesse, pra ela ter uma boa demanda e poder se sustentar. Como não são todos os modelos que ficaram prejudicados, ela tem alguns a oferecer.

A Soonatti aprendeu a fazer as redes com os pais, que têm uma lojinha na Tailândia. Ela resolveu aproveitar a internet e oferecer esse trabalho pra outros países. Vai lá na lojinha dela na Etsy e vê se interessa. Eu vou comprar uma, não só porque quero ajudar, mas porque gostei do trabalho dela.